A rivalidade político-ideológica entre Daniel Chapo e Venâncio Mondlane, acirrada após os resultados eleitorais de Outubro de 2024, que deixou Moçambique num caos, pode chegar ao fim nos próximos dias. Os dois políticos reuniram-se no último domingo (23) para solucionar o diferendo.
O encontro visou, segundo o comunicado da presidência de Moçambique, estabelecer princípios e diretrizes para um diálogo nacional, abordando questões essenciais como a revisão constitucional e governação.
A iniciativa do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, de dialogar com o ex-candidato à presidência, Venâncio Mondlane, refere o comunicado presidencial, simboliza a vontade de construir uma ponte e promover um diálogo aberto e construtivo entre os dois actores políticos.
O esforço empreendido por Daniel Chapo (da FRELIMO) e Venâncio Mondlane (político independente), acredita a presidência moçambicana, será determinante para restaurar a confiança nas instituições democráticas e assegurar um ambiente político estável naquele país lusófono a sul de África.
“Foi um encontro cordial, fluido em que se alcançaram alguns consensos sobre matérias urgentes como o caso da insegurança pública”, disse Venâncio Mondlane à imprensa, confirmando assim a realização do meeting com o principal viral político, em Maputo, capital de Moçambique.
O ex-candidato à presidência avançou (à imprensa) que será formada uma equipa conjunta que dará o seguimento ao processo de estabilização política de Moçambique, depois da divulgação dos resultados das eleições gerais, que supostamente deram vitória à FRELIMO e Daniel Chapo.