IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Moçambique: Hidroeléctrica de Cahora contou mais de 200 milhões USD líquidos até Setembro

Sebastião Garricha
30/12/2024
1
2
Foto:
DR

O Estado moçambicano detém 90% do capital social da HCB, enquanto a empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) tem uma quota de 7,5% e a Electricidade de Moçambique conta com 2,5%.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na província de Tete, na região centro de Moçambique, anunciou que, nos primeiros nove meses do presente ano, registou um resultado líquido de 12,9 mil milhões de meticais (pelo menos 200,1 milhões de dólares).

Segundo documento partilhado pelo DE, os números correspondem a 29,1% e 13,4% acima do orçado e do registado em igual período de 2023.

Citada, a entidade explicou que, olhando para o actual desempenho financeiro, estima-se que até ao final de 2024, o resultado líquido atinja mais de 13 mil milhões de meticais (201,6 milhões de dólares).

Além disso, fez saber que, de Janeiro a Setembro, a produção situou-se em mais de 12 mil GWh, o correspondente a 4,7% e 1,2% acima do planificado e do período homólogo de 2023, respectivamente, cifra alcançada num contexto de implementação de medidas de gestão hidrológica que visam controlar a redução do nível de armazenamento da água na albufeira.

“A produção da HCB mantém-se resiliente aos fenómenos de seca que se verificam na região muito por conta das medidas de gestão que a empresa tem vindo a implementar, cujos impactos positivos são notáveis no binómio nível de armazenamento de água versus produção, que visam satisfazer os compromissos comerciais e as necessidades energéticas do país e da região austral”, descreveu.

No que concerne à disponibilidade hídrica, a HCB avançou que, no período em análise, a barragem apresentava uma quota de 312,07 metros, correspondente a 41,38% do armazenamento útil da albufeira, enfatizando, além disso, que “este nível de armazenamento é significativamente influenciado por fracas afluências devido ao fenómeno El Niño, caracterizado por precipitação abaixo do normal sobre a região”.

O Estado moçambicano detém 90% do capital social da HCB, desde a reversão para Moçambique, acordada com Portugal em 2007, enquanto a empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) tem uma quota de 7,5% e a Electricidade de Moçambique conta com 2,5%.

A albufeira de Cahora Bassa é a quarta maior de África, com uma extensão máxima de 270 quilómetros em comprimento e 30 quilómetros entre margens, ocupando 2700 quilómetros quadrados e uma profundidade média de 26 metros.