3
1
PATROCINADO

Moçambique: Sector dos serviços encaixou 47% do total de crédito bancário concedido em Agosto - BdM

Sebastião Garricha
7/11/2024
1
2
Foto:
DR

O sector comercial foi o segundo maior destinatário, com um total de 10,2 mil milhões de meticais, representando um crescimento de 3,1% em comparação com o registo de Agosto de 2023. 

O sector dos Serviços em Moçambique recebeu 47% do total de crédito bancário concedido no mês de Agosto, o que corresponde a 116,9 mil milhões de meticais, de acordo com o mais recente Boletim Estatístico divulgado pelo Banco de Moçambique (BdM).

Consultado nesta quarta-feira, 06 de Novembro, pelo Diário Económico (DE), os dados do relatório indicam que o volume total de crédito disponibilizado à economia moçambicana registou um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 248,6 mil milhões de meticais.

O crescimento reflecte uma expansão moderada no financiamento ao sector privado, com destaque para o aumento da concessão de crédito ao sector dos serviços, que se mantém como o maior receptor de financiamento naquele país.

Além do sector dos serviços, outros sectores económicos também registaram volumes expressivos de crédito. Por exemplo, o sector comercial foi o segundo maior destinatário, com um total de 10,2 mil milhões de meticais, representando um crescimento de 3,1% em comparação com Agosto de 2023. 

Já o crédito destinado ao sector da indústria extractiva atingiu 5,6 mil milhões de meticais, correspondendo a uma subida de 3,7% face ao mesmo mês do ano anterior.

O sector agrícola, considerado crucial para o desenvolvimento rural e segurança alimentar, recebeu um montante de 3,3 mil milhões de meticais em Agosto, registando um incremento anual de 4,5%, de acordo com o DE. 

“Este aumento representa uma resposta ao fortalecimento da comercialização agrícola e apoio à produção nacional, com o crédito rural a ganhar crescente importância nas políticas de financiamento”, lê-se.

O documento do BdM detalha ainda a distribuição regional do crédito, com a província de Maputo e a cidade de Maputo a liderarem em termos de volume de crédito concedido. A cidade de Maputo absorveu aproximadamente 34% do total, beneficiando-se da concentração de instituições financeiras e actividades comerciais na capital.

As taxas de juro médias nominais para operações de crédito mantiveram-se estáveis em diversos prazos, com o relatório a mencionar que as taxas variaram conforme a maturidade e finalidade do crédito concedido, reflectindo as condições vigentes no mercado monetário interbancário.

O Boletim Estatístico do Banco de Moçambique, de periodicidade mensal, fornece uma visão abrangente das tendências de crédito, depósitos, taxas de câmbio e outros indicadores financeiros fundamentais para análise económica.