IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Mondlane aguardado em Maputo na quinta-feira

Fernando Baxi
7/1/2025
1
2
Foto:
DR

Candidato apoiado pelo PODEMOS, maior força política na oposição, aproveitou a aparição nas redes sociais para refutar a ideia de que terá fugido de Moçambique.

O político moçambicano Venâncio António Bila Mondlane prometeu regressar a Maputo, capital de Moçambique, no dia 09 de Janeiro de 2025.

A decisão de regressar a Maputo, segundo o candidato supostamente ‘derrotado’ nas eleições presidenciais de 09 de Outubro, é motivada pelas mortes e sequestros de manifestantes inconformados com os resultados eleitorais, que posteriormente foram validados pelo Conselho Constitucional.

Venâncio António Bila Mondlane também disse, durante a live nas redes sociais, estar preparado para o regresso à pátria-mãe, pois os objectivos que o levaram ao exterior de Moçambique foram todos alcançados.

“O papel que tinha de desempenhar fora de Moçambique para que as manifestações e os protestos pudessem ser organizados e avançar foram concretizados”, declarou Venâncio Mondlane (VM7) para mais adiante afirmar que a pilhagem de lojas e queima de postos de combustíveis são actos perpetrados por falsos manifestantes a fim de se semear o ódio.        

O candidato apoiado (politicamente) pelo PODEMOS, maior força política na oposição, aproveitou a aparição nas redes sociais para refutar a ideia de que terá fugido de Moçambique, temendo possível detenção.

VM7, como é popularmente chamado, convida o povo moçambicano a estar no aeroporto internacional de Mavalane, no dia 09 de Janeiro, para o receber. O político mais popular de Moçambique também quer contar com a presença do presidente da República cessante, Filipe Jacinto Nyusi.    

“O meu corpo está à disposição. Podem matar, mas a minha luta nunca vai morrer. Sei que a minha queda causará fúria popular jamais vista na história de Moçambique e da África”, afirmou Venâncio António Bila Mondlane.