O movimento turístico em Marrocos registou um novo recorde em 2024, com a chegada de 17,4 milhões de visitantes, anunciou o Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária do país.
O número representa um aumento de 20% face a 2023, correspondendo a quase 3 milhões de turistas adicionais, referem as autoridades, que destacam que o país atinge, assim, antecipadamente, o “ambicioso objectivo do seu roteiro”.
Esta dinâmica positiva reflecte-se tanto no nível de turistas estrangeiros (TES), com 8,8 milhões de chegadas (+23%), como no de marroquinos residentes no estrangeiro (MRE), que foram 8,6 milhões a visitar o Reino (+17 %), detalha a instituição estatal.
A distribuição equilibrada entre TES (51%) e MRE (49%), segundo o órgão que tutela o turismo em Marrocos, demonstra a constante atractividade do destino para estes dois segmentos.
Estes resultados, que ultrapassam em 35% os registos de 2019, “certificam a relevância do roteiro turístico e confirmam o posicionamento de Marrocos como destino turístico essencial e primeiro destino em África”, realça o comunicado, citado pelo portal Le360.
“Este desempenho excepcional é resultado de investimentos direccionados do governo neste sector vital para a economia do nosso país, bem como da mobilização constante de profissionais do sector”, assinalou a titular do sector, Fatim-Zahra Ammor.