Imagine que consegue, utilizando apenas a sua imaginação e a sua “visão”, ver num espaço a representação de todas as pessoas que consigo interagem, seja num contexto pessoal, seja no contexto da sua organização, como se estivesse perante um mapa dessas localizações em relação a si.
De alguma forma conseguiria, recorrendo a particularidades de cada uma dessas representações, constatar a importância de cada uma delas, da relevância dessa representação no seu círculo – pessoal ou profissional – e da proximidade das mesmas.
Finalmente, e na presença desse mapa, imagine que conseguia realocar as representações de forma a torná-las mais adequadas, mais envolventes, menos envolventes, mais relevantes ou menos pressionantes.
Estaríamos a falar na Metodologia do Panorama Social.
O panorama social é uma metodologia que tem como objectivo optimizar o modelo social do mundo, no que diz respeito a quem é quem e qual é a relação com essas pessoas, seja no contexto pessoal de cada um, seja num contexto organizacional e outros.
Esta metodologia permite a intervenção directa nos processos relacionais e interactivos, sendo a base de intervenções ao nível, por exemplo, do Desenvolvimento de Equipas de Alta Performance, de Estabelecimento de Sinergias em equipas, do desenvolvimento de Estruturas de Lideranças, Resolução de Conflitos e outros.
No contexto da Metodologia do Panorama Social podemos considerar os seguintes factores:
⦁ O mundo social é representado como uma paisagem 3D de imagens de pessoas a que chamamos representações. Estas representações podem não ser correspondentes a pessoas de per si mas, e também, a contextos, percepções ou evidências percepcionadas.
⦁ A experiência de si mesmo está localizada no seu centro.
⦁ As relações constroem-se dentro desta paisagem, localizando as imagens das representações/pessoas a uma certa distância, a uma certa direcção e a um certo nível (dos olhos).
⦁ O método faz uso da realocação directa de imagens sociais. Muitas vezes, são necessárias técnicas mais profundas, como mudanças de crença ou tratamento de traumas, para fazer com que a realocação de imagens sociais dure em benefício do desenvolvimento e bem-estar dos clientes.
A Nox está neste momento a implementar ferramentas suportadas nesta metodologia, nomeadamente o nível da Intervenção em Formação, em Coaching de Equipas e em Intervenções ligadas com as estruturas relacionais da organização e com o desenvolvimento dessas mesmas estruturas optimizando assim a performance das equipas.
A Metodologia do Panorama Social foi apresentada e desenvolvida pelo Professor Lukas Derks e, desde então, tem feito um percurso ao nível mundial, com a sua aplicação e desenvolvimento de uma forma sustentável e com sucessos relevantes.
O Professor Lukas Derks é um Psicólogo holandês que tem dedicado a sua vida ao desenvolvimento de questões e práticas relacionadas com as estruturas de relacionamento e interacção e as suas representações no espaço percepcional de cada um.
Tiago Tavares da Silva
Human Capital Manager
Nox Lda