1
2
  • EURUSD

    ---/--- 
  • GBPUSD

    ---/--- 
  • USDCAD

    ---/--- 
  • USDCHF

    ---/--- 
  • USDJPY

    ---/--- 
  • #C-BRENT

    ---/--- 
  • #C-COFFEE

    ---/--- 
  • XAGUSD

    ---/--- 
  • XAUUSD

    ---/--- 
  • &BRENT/EUR

    ---/--- 
IFC Markets Live Quotes
Powered by
PATROCINADO

Operações regionais impulsionam crescimento do First Capital Bank em África

Sebastião Garricha
20/3/2025
1
2
Foto:
DR

Nos seis meses terminados em Junho de 2024, a rentabilidade do First Capital Bank aumentou no Botswana, Moçambique e Zimbabwe, mas registou uma queda na Zâmbia e redução de 40% no Maláui.

A FMBCapital Holdings, a empresa-mãe do First Capital Bank, com sede nas Maurícias e cotada na Bolsa de Valores do Maláui, continua a registar crescimento dos seus lucros e da sua capitalização bolsista.

A tendência positiva é impulsionada pela melhoria do desempenho em três dos cinco países onde o grupo opera, nomeadamente  Botwuana, Moçambique e Zimbabwe.

De acordo com um comunicado divulgado pela instituição, as operações regionais do First Capital Bank permitiram ao grupo compensar as fraquezas económicas em certos países com um desempenho positivo noutros, reduzindo assim os riscos específicos de cada mercado. 

Os investidores, que valorizam uma rendibilidade consistente, reagiram positivamente a esta estratégia, como indicam os dados do comunicado consultado pelo Diário Económico.

Como resultado, as actividades combinadas do organismo registaram uma rendibilidade dos capitais próprios de 36% em Junho de 2024 e o crescimento dos dividendos continua a ser sólido, com um aumento de 17% dos rendimentos em dólares em 2024, em comparação com 2023.

Citado no comunicado, o CEO da Cedar Capital – corretora de valores que facilita transacções na Bolsa de Valores do Maláui, incluindo as da FMBcapital Holdings -, Armstrong Kamphoni, destaca que os investidores preferem lucros e dividendos estáveis, em vez de oscilações anuais.

“O que o First Capital Bank conseguiu com a sua expansão regional foi reduzir a dependência da volatilidade da economia malauiana, que é fortemente influenciada pela agricultura e pelos padrões climáticos”, acrescenta.

Nos seis meses terminados em Junho de 2024, a rentabilidade do First Capital Bank aumentou no Botswana, Moçambique e Zimbabwe, mas registou uma queda na Zâmbia e uma redução significativa de 40% no Maláui. 

No entanto, de acordo com o DE, a queda no desempenho naquele país em termos de dólares norte-americanos deve-se à desvalorização do kwacha malauiano em Novembro de 2023 e não a uma diminuição da rentabilidade na moeda local.