3
1
PATROCINADO

Pequenos passos na maratona Agro

André Samuel
7/2/2024
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

O estágio do agronegócio é de facto embrionário, e contra factos não há argumentos. Contudo, em curso estão medidas que, ainda que não agradem a todos, conduzem para a meta da autossuficiência.

Embora a passos lentos, como os de uma caminhada no parque, a agricultura segue crescendo, isto é positivo, não fosse o facto da conjuntura internacional nos impor um ritmo mais rápido face a corrida para a segurança alimentar.

Em 2023 foram assinalados ganhos à dimensão do investimento feito, assim no âmbito da Investigação Veterinária, se destaca o processamento de mais de três mil amostras, no quadro da vigilância epidemiológica, com destaque para as áreas de microbiologia, serologia e parasitologia.

Foram também, produzidas 150 mil doses de vacinas contra a doença da newcastle, no laboratório de produção de vacinas do Lubango.

O Instituto de Investigação Veterinária, no âmbito do Projecto Redisse, tem vindo a implementar o sistema de gestão da qualidade dos laboratórios da Cela, Huambo e Humpata, com o objectivo de se melhorar o seguimento da gestão da qualidade e suas actividades, assim como a qualidade dos serviços.

Foi implementado o Projecto de Construção do Centro de Bioveterinária e Produção de Vacinas, na província do Huambo, que tem como propósito, a produção de vacinas e antigénios para animais de criação, tal como bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves e outros, de acordo com as normas de referências internacionais.

No que respeita a preservação ambiental, com o início da campanha florestal de 2023, foi criado o regime de exploração florestal sob contractos de concessão florestal, de modo a tornar obrigatório o cumprimento das medidas de florestação e reflorestação e de gestão sustentável dos recursos florestais.

Precisamos reconhecer que a agricultura de facto não é uma corrida de curto-circuito, mas sim uma maratona em direcção a uma meta exigente. O segredo está em manter-se em movimento. O pior cenário será estagnar.

Leia o artigo completo na edição de Fevereiro, já disponível no aplicativo E&M para Android e em login (appeconomiaemercado.com).

Small steps in the Agro marathon

The stage of agribusiness is indeed embryonic, and facts cannot be contested. However, measures are underway which, although not to everyone's liking, are leading us towards the goal of self-sufficiency.

Although at a slow pace, like a walk in the park, agriculture continues to grow, which is a good thing, were it not for the fact that the international climate is imposing a faster pace on the race for food security.

In 2023, gains were made in terms of the scale of the investment made. In the field of Veterinary Research, we would highlight the processing of more than 3,000 samples as part of epidemiological surveillance, especially in the areas of microbiology, serology and parasitology.

The Lubango vaccine production laboratory also produced 150,000 doses of vaccines against Newcastle disease.

As part of the Redisse Project, the Veterinary Research Institute has been implementing the quality management system for the laboratories in Cela, Huambo and Humpata, with the aim of improving the monitoring of quality management and related activities, as well as the quality of services.

The project for building the Bioveterinary and Vaccine Production Center in Huambo province was implemented. The aim is to produce vaccines and antigens for farm animals such as cattle, pigs, goats, sheep, poultry and others, in accordance with international standards.

As far as environmental preservation is concerned, with the start of the 2023 forestry campaign, the forestry exploitation regime was created under forestry concession contracts, in order to make compliance with afforestation and reforestation measures and sustainable management of forest resources mandatory.

We need to recognize that agriculture really isn't a short race but a marathon towards a demanding goal. The key is to keep moving. The worst-case scenario is to stagnate.

Read the full article in the February issue, now available on the E&M app for Android and at login (appeconomiaemercado.com).