3
1
PATROCINADO

PMI de Moçambique permanece positivo pelo quinto mês consecutivo - Standard Bank

Sebastião Garricha
8/10/2024
1
2
Foto:
DR

Os indicadores do PMI acima de 50 pontos mostram uma melhora nas condições de negócios em relação ao mês anterior, enquanto os indicadores abaixo desse valor mostram uma deterioração.

O índice PMI da actividade empresarial em Moçambique manteve-se positivo em Setembro pelo quinto mês consecutivo, influenciado pela antecipação de novas encomendas face às eleições desta quarta-feira, 9 de Outubro, de acordo com um inquérito do Standard Bank.

O índice subiu 50,7 pontos em Fevereiro, a primeira vez em cinco meses, registando também o maior crescimento desde Julho de 2023. Mas voltou a terreno negativo em Março, quando atingiu 49,7 pontos, antes de ter subido para 49,9 pontos em Abril. 

Entretanto, está em terreno positivo desde Maio (50,9 pontos), tendo caído em Setembro para 50,3 pontos, abaixo dos 50,9 pontos registados em Agosto.

Divulgado nesta segunda-feira, 7, o estudo do Standard Bank indica que um aumento muito mais lento da actividade empresarial afectou o desempenho, levando a uma menor criação de empregos e a uma ligeira queda na aquisição de meios de produção.

O desempenho neste período é atribuído ao aumento moderado dos volumes de novas encomendas ao longo de Setembro. 

Embora níveis mais altos de novos trabalhos tenham alimentado uma expansão adicional na actividade empresarial em Setembro, a taxa de crescimento desacelerou acentuadamente em relação ao mês anterior e foi mínima.

De acordo com o estudo, o crescimento mais lento da procura, os recursos financeiros limitados e a redução das importações influenciaram a actividade do sector privado. 

Além disso, explica que o crescimento também abrandou no sector secundário, no comércio grossista e retalhista e no sector dos serviços, enquanto se observaram reduções da produção nos sectores da agricultura e da construção.

"Com o abrandamento do crescimento da actividade, as empresas moçambicanas registaram uma ligeira descida na sua actividade de compra, a primeira desde Abril. A criação de empregos desacelerou, com os dados da pesquisa marcando o menor crescimento no emprego em cinco meses”, lê-se. 

Uma redução nas aquisições e um crescimento mais suave da força de trabalho coincidiram com uma nova aceleração nas carteiras de pedidos, que foi leve, mas a segunda mais rápida em mais de dois anos, de acordo com a pesquisa.

Os indicadores do PMI acima de 50 pontos mostram uma melhora nas condições de negócios em relação ao mês anterior, enquanto os indicadores abaixo desse valor mostram uma deterioração.

Citado no estudo, o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, comentou que os dados mostram um crescimento mais fraco da produção, novas encomendas, emprego, prazos de entrega de fornecedores e stocks de aquisições.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Standard Bank é baseado nas respostas dos gerentes de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.