3
1
PATROCINADO

Polícia moçambicana reprime manifestação

Fernando Baxi
21/10/2024
1
2
Foto:
DR

Os agentes da PRM, segundo testemunhas no local, dispersaram os manifestantes com vários disparos de armas de fogos e gás lacrimogéneo.

A Polícia da República de Moçambique (PRM) reprimiu hoje (21), em Maputo, a manifestação convocada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, soube a E&M da imprensa internacional.

Venâncio Mondlane foi atingido com gás lacrimogéneo quando falava aos jornalistas na praça da OMM, local onde foi assassinado o advogado Elvino Dias e o mandatário do partido Podemos, Paulo Guambe, na madrugada de 19 de Outubro de 2024.

Os agentes da PRM, segundo testemunhas no local, dispersaram os manifestantes com vários disparos de armas de fogos e gás lacrimogéneo. Em resposta, os simpatizantes de Mondlane arremessaram pedras e alguns artefactos pirotécnicos.

No auge dos confrontos, Venâncio Mondlane pediu às pessoas que regressassem a casa porque "esta é a primeira etapa" e que "depois do enterro do Elvino, vamos indicar a segunda etapa".

"Estamos a prever quatro etapas que vão fazer parte do projecto de repúdio a este roubo que aconteceu", afirmou o candidato que continua a dizer ter sido vencedor das eleições presidenciais de 9 de outubro de 2024.

A Comissão Nacional das Eleições tem até o dia 24 de Outubro de 2024 para divulgar os resultados finais, mas os dados divulgados pelas comissões provinciais dão a vitória à Frelimo e ao candidato Daniel Chapo.