O prazo da Oferta Pública de Venda (OPV) de 720.000 acções (30% do capital social) da ENSA — Seguros de Angola S.A encerra às 15 horas da próxima sexta-feira, 25 de Outubro, a pouco mais de nove dias, segundo nota enviada à redacção da Economia & Mercado (E&M).
De acordo com o documento da seguradora, o processo, que decorre no âmbito do Programa de Privatizações (PROPIV), disponibiliza 672.000 acções (28% do capital social) para o público e 48.000 acções (2%) para os trabalhadores e membros dos órgãos sociais.
A oferta apresenta um intervalo de preço de 6.499,80 Kz e 12.499,80 Kz por acção, sendo o preço final determinado pela procura do mercado.
Segundo estimativas da E&M, em caso de se concretizarem as expectativas de venda de 30% das acções da ENSA, considerando a oferta máxima de 12.449,80 Kwanzas, pondera-se uma arrecadação de, pelo menos, 8.963 mil milhões de Kz para o Estado.
Em 2023, conforme dados disponibilizados pela companhia, a seguradora registou um lucro líquido de 5,28 mil milhões de Kz, impulsionado pelo aumento no volume de prémios emitidos.
Recentemente, mais de 300 potenciais investidores participaram de um roadshow realizado em Luanda, com o objectivo de apresentar o plano de privatização de algumas participações do Estado na ENSA - Seguros de Angola S.A.
Deste total, três instituições financeiras não bancárias participam do processo na qualidade de intermediários responsáveis pela prestação de serviços de colocação das acções no mercado mediante OPV. Trata-se da Standard Invest, AUREA e a BFA Capital Markets.