A produção industrial da África do Sul registou uma queda de 3,2% em Fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Estatísticas daquele país.
Consultados esta sexta-feira, 11 de Abril, pelo Diário Económico (DE), os dados indicam que o resultado mantém o mesmo ritmo de declínio observado em Janeiro, indicando uma tendência prolongada de contracção no sector industrial.
Apesar da queda anual, a produção fabril apresentou um ligeiro crescimento de 0,3% em Fevereiro, em relação ao mês anterior, que sucede a uma aceleração revista de 0,4% em Janeiro, sugerindo, como escreve o DE, alguma estabilidade no curto prazo, mesmo diante de desafios persistentes no sector.
A Agência Nacional de Estatísticas sul-africana não forneceu detalhes específicos sobre os sectores que mais contribuíram para a queda em Fevereiro.
No entanto, o DE diz que os dados anteriores indicam que sectores como o de veículos automóveis, peças e acessórios, bem como os produtos petrolíferos, químicos, de borracha e de plástico, têm enfrentado dificuldades nos últimos meses.
A persistente contracção na produção industrial levanta preocupações sobre o desempenho económico da África do Sul, especialmente num contexto de incerteza global e desafios internos.
“A estabilidade nos aumentos mensais pode indicar uma recuperação gradual, mas ainda é cedo para afirmar uma reversão da tendência negativa”, lê-se.