3
1
PATROCINADO

Receita da companhia aérea do Ruanda sobe 80% com nova rota directa para Londres

Sebastião Garricha
23/10/2024
1
2
Foto:
DR

A RwandAir anunciou o lançamento de um novo serviço de Kigali para Londres, com início para 7 de novembro de 2024.

A companhia aérea nacional do Ruanda, RwandAir, registou um aumento substancial da sua receita em 2023, atingindo 464,2 milhões de dólares, mais 80% do que os 255 milhões de dólares encaixados em 2022. 

De acordo com a Further Africa, o crescimento está alinhado ao desafio de expandir e atender à crescente demanda por viagens aéreas, principalmente para rotas de longo curso.

Por exemplo, a RwandAir anunciou o lançamento de um novo serviço de Kigali para Londres, com início para 7 de novembro de 2024, substituindo o voo anterior, que fez escala em Bruxelas, reflectindo a alta demanda por conectividade directa entre Ruanda e o Reino Unido.

Os dados da Further Africa indicam que o Ruanda está a desenvolver o seu maior aeroporto internacional, com uma pista de 4.200 metros e capacidade anual de 6 milhões de passageiros. 

“Espera-se que o novo aeroporto, uma vez concluído, tenha um impacto transformador no cenário socioeconómico do Ruanda e posicione o país como um importante centro de aviação regional na África Oriental”, lê-se.

Além do novo projecto de aeroporto internacional, o país de Paul Kagame aposta na construção do Centro de Excelência para Habilidades de Aviação (CEAS) em Kigali, apoiado por um empréstimo de 23,6 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento. 

De acordo com a Further, o centro visa aumentar a força de trabalho da aviação local, oferecendo treinamento de alta qualidade para pilotos, pessoal de manutenção, tripulação de cabine e outras funções de serviço aeroportuário.