As reformas cambiais da Etiópia aumentaram 80% nas reservas em moeda estrangeira dentro do sistema bancário nos últimos dois meses, informou Mamo Mihretu, governador do banco central do país.
Além da administração de câmbio, as reformas macroeconómicas da etiópia contribuíram para o aumento das exportações, particularmente em ouro com o incremento de 540% na receita de exportação.
Segundo notícia publicada esta terça-feira, 8, as exportações de Setembro aumentaram 53% em relação ao ano anterior e as remessas cresceram 145% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. “Esse aumento nas exportações legais, especialmente ouro, ajudou a estabilizar a economia e reduzir o contrabando ilegal de recursos valiosos”, lê-se na notícia.
Mamo Mihretu, que sublinha a importância de sustentar esses resultados, oferecendo taxas de câmbio semelhantes aos exportadores e empresas de remessas, refere que o Banco Nacional da Etiópia apoiou o progresso, emitindo licenças para aumentar ainda mais a eficiência do sistema.
De acordo com a Further Africa, as reformas não apenas estabilizaram o mercado de câmbio da Etiópia, mas também promoveram maior competitividade económica, permitindo que empresas e indivíduos tenham acesso mais fácil à moeda estrangeira por meio de canais legais.