As autoridades de Justiça do Senegal anunciaram a abertura de uma investigação sobre as causas da morte recente em Paris, em França, do antigo ministro senegalês das Finanças e do Orçamento, Mamadou Moustapha.
“De acordo com o disposto no artigo 66.º do Código de Processo Penal, foi aberta uma investigação para apurar as causas da morte, e, para o efeito, foi ordenada uma autópsia”, indicou o Tribunal de Autoridade de Classe Superior de Dakar.
Em comunicado de imprensa divulgado no fim-de-semana e citado pela imprensa local, aquela instância judicial especificou que a informação recebida sobre as circunstâncias da morte “inclui elementos que justificam” que sejam realizadas diligências com vista a determinar as causas da ocorrência.
Mamadou Moustapha, 59 anos, estabeleceu-se como um actor-chave na gestão pública senegalesa, ocupando vários cargos estratégicos no Ministério da Economia e Finanças.
Em Setembro de 2022, foi nomeado ministro das Finanças e Orçamento no Governo de Amadou Ba, sucedendo a Abdoulaye Daouda Diallo.
Durante o seu mandato, Moustapha ajudou a modernizar a gestão orçamental do Senegal e representou o país em várias instituições regionais.