O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e o Banco Nacional do Malawi (NBM, na sigla em inglês) assinaram, no Cairo, capital do Egipto, um acordo de 100 milhões de dólares para a Simplificação do Financiamento do Comércio (AFTRAF) naquele país da região sudeste de África.
O acordo, que constitui a maior linha de crédito AFTRAF concedida pelo Afreximbank no Malawi, visa impulsionar o financiamento do comércio em sectores-chave como a indústria transformadora, a energia e a agricultura, como escreve esta sexta-feira, 27, a plataforma Further Africa.
Refere, além disso, que a parceria ajudará a facilitar a importação de bens essenciais, como combustível, produtos farmacêuticos e fertilizantes, apoiando o desenvolvimento económico do Malawi.
O acordo AFTRAF permite ao NBM emitir cartões de crédito confirmados pelo Afreximbank, respondendo aos desafios colocados pela escassez de bancos de crédito de reconhecimento.
A Further Africa diz que esta colaboração reforça a capacidade do NBM para financiar transacções comerciais e sustentar cadeias de abastecimento, permitindo às empresas do país importar factores de produção e componentes essenciais para exportações de valor acrescentado.
Citado na notícia, o vice-presidente executivo do Afreximbank, Haytham ElMaayergi, explica que esta parceria irá reforçar o comércio intra e extra-africano através das operações em expansão do NBM na região da África Austral.
Sublinha, além disso, a importância de apoiar os sectores estratégicos naquele país, aumentando a resiliência económica através do aumento das exportações.