A BFA Capital Markets (BFA CM) registou um lucro de 1,35 mil milhões de Kwanzas em 2024. Comparativamente a 2023, mais que duplicou o resultado líquido, informou a respectiva instituição (financeira) em comunicado.
De acordo com a BFA CM, como espelha o comunicado, o resultado da prestação de serviços financeiros registou um crescimento de 181,7% face a 2023, ao fixar-se em 3,41 mil milhões Kz no exercício económico de 2024.
O activo líquido total cifrou-se em 4,12 mil milhões Kz, representando um incremento de 93,8% quando comparado com o do período homólogo. Ainda em 2024, o ROE foi de 68,9%, enquanto o ROA 32,8%.
Os dados acima, segundo o comunicado, evidenciam que a BFA CM pode utilizar activos próprios para gerar lucro, reflectindo uma gestão sólida. Ainda no exercício económico passado, a sociedade financeira em causa apresentou um rácio de solvabilidade de 284,5%.
“A BFA CM foi a sociedade distribuidora com maior volume negociado no mercado, movimentou 2,57 mil milhões Kz ao longo do ano, representando 42,5% do total negociado na BODIVA e um crescimento de 4,190% em relação ao ano anterior”, descreve o comunicado.
O montante total de capitais próprios e equiparados, cifrou-se em 1,96 mil milhões Kz, situando-se acima do limite mínimo exigido pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC), no regulamento n.º 2/16 de 5 de Janeiro.
O lançamento da plataforma de negociação digital BFA CM Broker foi uma das principais acções da instituição financeira em 2024, no âmbito tecnológico, porque simplifica o acesso ao mercado de capitais.
Relativamente à composição do capital humano, a sociedade passou a contar com 24 colaboradores, pois houve um aumento de 11 elementos.
A BFA CM perspectiva fortalecer a posição de líder no mercado de capital. Assim, em 2025, prioriza a participação na colocação (mercado primário) e corretagem (mercado secundário) de valores mobiliários.