3
1
PATROCINADO

Economia sul-africana deve crescer 2% e rand situar-se em menos de 16 dólares em 2025 - FirstRand

Sebastião Garricha
9/10/2024
1
2
Foto:
DR

A FirstRand actua principalmente no sector bancário, oferecendo uma gama de serviços financeiros que inclui banca de investimento, serviços bancários comerciais e soluções de gestão de activos.

O crescimento económico da África do Sul deve acelerar para 2% e o rand situar-se para menos de 16 dólares em 2025, prevê a FirstRand Ltd., maior instituição financeira do País em termos de valor de mercado, segundo notícia publicada pelo Diário Económico.

Na análise publicada nesta segunda-feira, 7 de Outubro, a FirstRand aumentou a probabilidade do seu cenário optimista para 25%, subindo de 20%. Por outro lado, a probabilidade do cenário pessimista foi reduzida para 25%, descendo de 30%.

No cenário base, que possui uma probabilidade de 50%, a RMB prevê que a economia cresça 1% este ano e 1,8% no próximo, à medida que a melhoria no fornecimento de electricidade e as reformas governamentais impulsionam a produção. Em comparação, o Banco de Reserva da África do Sul antecipa um crescimento de 1,1% este ano e 1,6% no próximo.

A análise da RMB também indica que o rand poderá fortalecer-se para 17,3 por dólar no primeiro trimestre de 2025, mesmo com o banco central a reduzir as taxas de juro em 25 pontos base em cada uma das próximas quatro reuniões de política monetária. De acordo com a notícia que citamos, a moeda já ganhou 5,1% este ano, sendo negociada à volta de 17,5 por dólar.

No cenário optimista, prevê-se que o crescimento atinja 1,5% este ano e 2% em 2025, com uma recuperação acentuada do rand que levaria a moeda local a atingir 16 por dólar ao longo de 2025, à medida que as reformas estruturais começarem a mostrar respostas na actividade económica.

No cenário pessimista reduzido, a previsão indica que a falta de electricidade se deve agravar juntamente com os desafios logísticos, que resultaria em um crescimento económico de 0,6% este ano e 0,8% no próximo, com o rand provavelmente a enfraquecer para mais de 19 dólares por ano.

A FirstRand actua principalmente no sector bancário, oferecendo uma gama de serviços financeiros que inclui banca de investimento, serviços bancários comerciais e soluções de gestão de activos, segundo a Bloomberg.

Através da sua unidade de banca de investimento, a RMB, a FirstRand elabora análises que avaliam diferentes cenários económicos e as suas implicações para o mercado.