O Banco Nacional da Etiópia decidiu, nesta quarta-feira, 02, conceder, pela primeira vez, licenças operacionais a cinco casas de câmbio, que funcionarão de forma independente.
As autoridades bancárias etíopes, que sempre se mostraram resistentes a esta abertura, perspectivam, agora, que as casas de câmbio autorizadas desempenhem um papel importante no desenvolvimento do mercado cambial através da compra e venda de notas das principais moedas com curso legal no país, noticia a imprensa local.
Entretanto, o banco central da Etiópia deixa claro que as cinco casas de câmbio só estão autorizadas a comprar e vender notas, pelo que não devem operar noutros segmentos do mercado cambial, como bancos que abrem cartas de crédito para transacções de exportação ou importação.
De acordo ainda com a medida, as casas de câmbio podem comprar notas no valor de até 10.000 dólares a um cliente sem declaração aduaneira e podem adquirir quantias superiores para quem apresente declaração aduaneira.
O Banco Nacional da Etiópia saudou este novo capítulo na liberalização em curso do sector financeiro como parte do programa de reforma económica, tendo anunciado, em Julho passado, uma grande revisão do sistema cambial do país.
A reforma, segundo a mídia etíope, introduziu uma determinação competitiva da taxa de câmbio baseada no mercado e corrigiu uma distorção de longa data na economia do país.
Esta reforma do regime cambial faz parte de um conjunto mais amplo de reformas económicas que estão a ser implementadas e aceleradas nos próximos meses, indicou o Governo.