3
1
PATROCINADO

Intoxicação. “Não há casos graves” dentre as mais de 200 pessoas hospitalizadas na Huíla

Victória Maviluka
15/2/2024
1
2
Foto:
DR

Dentre os 202 hospitalizados, há 66 menores de 15 anos. Uma equipa multidisciplinar trabalha no local para apurar as razões que estiveram na base da intoxicação.

Embora o número de casos ultrapasse a barreira dos 200 hospitalizados, as autoridades sanitárias da província da Huíla descartaram qualquer quadro grave nos pacientes que deram entrada, esta semana, nos hospitais do município da Chibia, com problemas de intoxicação.

“A recuperação está a ser boa, estão todos a ser hidratados. Podemos adiantar que não há casos graves, razão pela qual não transferimos nenhum doente para os hospitais de nível provincial”, garantiu, nesta quinta-feira, 15, o director do Gabinete Provincial da Saúde na Huíla, Paulo Luvangamo.

Falando à Televisão Pública de Angola (TPA), o médico explicou que os pacientes deram entrada nas unidades hospitalares da Chibia com quadros como febres, alguma agressividade e problemas psicomotores.

Informou que, para conter a situação, foram mobilizados 95 técnicos, 19 dos quais médicos, além de se colocar em prontidão o INEMA (Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola), na eventualidade de casos de transferência.

Em relação à causa da intoxicação, Paulo Luvangamo avançou que as informações preliminares apontam para consumo de fuba imprópria, produzida localmente.

“Todavia, temos uma equipa multidisciplinar, formada por técnicos de Vigilância Epidemiológica e da Administração Municipal, nomeadamente da área da Agricultura, a fazerem um levantamento no local para se saber o que se passou, o que esteve na origem deste quadro de intoxicação”, informou.

O director do Gabinete Provincial da Saúde na Huíla observou que, até aqui, três pacientes já tiveram alta, e, no grupo dos 202 hospitalizados, há 66 menores de 15 anos.