Na ocasião, João Lourenço disse que a conquista do troféumundial representa “um feito transcendente e inédito no desporto angolano” alcançadopela Selecção Nacional de Futebol com Muletas, que venceu a congénere daTurquia no jogo da final por 5-4 na marcação das grandes penalidades.
Continuando, o Chefe do Estado angolano, disse, em nota dirigida ao Comité Paralímpico Angolano (CPA), que “a consagração enche de regozijo o povo angolano”.
“Quero por isso transmitir vivas felicitações aos valorosos integrantes da selecção que se bateu estoicamente no México, percurso vitorioso que os resultados e as estatísticas confirmam de modo inequívoco: seis vitórias em sete jogos disputados!”, escreve João Lourenço.
Segundo a Angop, que cita um documento que teve acesso nesta segunda-feira, o triunfo da Selecção Nacional de Futebol com Muletas valoriza o esforço desenvolvido por diferentes estruturas do Estado angolano com vista à reinserção dos cidadãos com deficiência.
Na carta, João Lourenço exorta a juventude angolana a levar em devida conta o inspirador exemplo de superação e firmeza demonstrado nos relvados mexicanos pelos integrantes da selecção.
A selecção, agora campeã do Mundo, é integrada quase na totalidade por jovens que perderam os seus membros ao serviço da pátria como militares.