IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Mais do que Saúde - Conheça a Drª. Sandra Martins, Médica Endocrinologista

EdicenterLab
12/4/2024
1
2
Foto:
DR

“Abordagem integrada na gestão da diabetes” é a mais indicada, aponta a Drª. Sandra Martins, Médica Endocrinologista do Luanda Medical Center.

“A gestão da diabetes exige um acompanhamento médico rigoroso, uma alimentação equilibrada e a prática regular de actividade física como pilares para uma vida saudável.

Veja-se que Diabetes Mellitus engloba um conjunto de distúrbios metabólicos originados por diversas causas, marcados por níveis elevados de glicose no sangue. Esta condição resulta, quer da produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, quer da ineficácia do corpo em utilizar a insulina produzida. Em essência, traduz-se numa elevação do nível de açúcar no sangue. Historicamente, antes da descoberta da insulina, quase 90% dos doentes com diabetes não sobreviviam. Felizmente, desde a década de 1950, os avanços no tratamento reduziram, significativamente, a taxa de mortalidade para cerca de 10%.

No Luanda Medical Center, prestamos assistência mensal a uma média de 150 doentes com Diabetes Mellitus, incluindo tipos 1, 2 e gestacional. A personalização do controlo glicémico, baseada em critérios clínicos específicos e avaliações detalhadas como a hemoglobina glicada A1c, glicemias capilares e plasmáticas, é fundamental na nossa abordagem. Registamos mensalmente entre 2 a 4 casos de descompensação que necessitam de internamento.

Ao serem diagnosticados com valores glicémicos elevados, os doentes são minuciosamente avaliados na nossa sala de observação e, se necessário, admitidos para cuidados especializados ou transferidos para o Serviço de Internamento. Durante o internamento, suspendem-se todos os medicamentos orais antidiabéticos, privilegiando-se a insulina pela sua eficácia e flexibilidade de dosagem em diferentes contextos. Além disso, monitorizamos a glicemia de todos os doentes, diabéticos ou não, ao longo da sua estadia, especialmente aqueles que apresentam factores de risco adicionais, garantindo um rastreio eficaz e imediato no nosso e serviço de urgência.

Para prevenir complicações agudas e internamentos, enfatizamos a importância de consultas regulares com especialistas, adesão à medicação prescrita e a adopção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada e exercício físico regular."

Leia o artigo na íntegra na edição de Abril da E&M.