3
1
PATROCINADO

Obras para levar água ao Morro Bento consomem mais 4,2 milhões. Adenda eleva custo para 32,7 milhões USD

Victória Maviluka
10/10/2024
1
2
Foto:
DR

Projecto prevê assistir a 42 mil famílias do Morro Bento e arredores que, há mais de 20 anos, não beneficiam da rede de abastecimento de água potável.

A “necessidade urgente e imprescindível” de se aumentar o diâmetro das condutas que devem levar água potável aos moradores do Morro Bento, no distrito da Samba, em Luanda, está na base de uma adenda feita ao contrato para as referidas obras no valor de 4,25 milhões de dólares.

Este valor, que se junta aos 28,46 milhões USD do orçamento inicial da empreitada, consta do Despacho Presidencial n.º 228/24, de 8 de Outubro, consultado pela revista Economia & Mercado.

Contas feitas, a adenda eleva o valor das obras para 32,7 milhões de dólares, viabilizando, desta forma, os trabalhos de alargamento do diâmetro das condutas de água para atender à demanda pelo ‘precioso líquido’ e ao aumento de áreas de abastecimento de água.

De acordo ainda com o documento, os 4,2 milhões USD adicionais servirão, também, para que o empreiteiro proceda à vedação e o novo acesso para o Centro de Distribuição de Água do Morro Bento.

No diário da República, João Lourenço autoriza o ministro da Energia e Águas para, com faculdade de subdelegar, celebrar a adenda ao contrato com o consórcio constituído pelas empresas Sinohydro Construction Angola, Limitada, e a empresa JONCE - Sociedade de Construção e Engenharia, S.A.

Segundo o plano oficialmente definido, as obras de construção de condutas para abastecimento de água ao Morro Bento e arredores terminariam em Setembro último, a que se seguiria, em Outubro, a fase das ligações.

O projecto prevê assistir a 42 mil famílias do Morro Bento e zonas vizinhas que, há mais de 20 anos, não beneficiam da rede de abastecimento de água potável.