As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) em Moçambique situaram-se em 227,5 mil milhões de meticais (pelo menos 3,6 mil milhões de dólares) em Janeiro, representando uma redução de 2% face aos 3,7 mil milhões de dólares (233,8 mil milhões de meticais) registados em Dezembro de 2024, anunciou o banco central daquele país.
Citado esta quarta-feira, 2 de Abril, pela 360 Mozambique, o BoM (Banco de Moçambique) lembra que as reservas, que garantem o pagamento ao exterior de bens e serviços pelas empresas, ficaram em 3,5 bilhões de dólares em Janeiro de 2024, o que na época era considerado o maior desde Setembro de 2021.
No entanto, essas reservas também aumentaram em Julho do ano passado, chegando a 3,8 bilhões de dólares, representando recorde de três anos.
Numa das suas intervenções, o governador do BoM, Rogério Zandamela, garantiu que as reservas em moeda estrangeira do país estão em níveis 'confortáveis', assegurando que as importações de bens e serviços serão cobertas durante os próximos cinco meses.
Além disso, como escreve o DE, sublinhou que essas reservas não devem ser 'queimadas' e que o banco central as tem mantido estáveis de forma a garantir o regular funcionamento da economia.
"Não estamos 'queimando' reservas. Continuam lá para permitir o normal funcionamento do nosso país e das nossas instituições", disse o governador durante o 49º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique.