O crescimento do continente africano motivou a união Allianz Seguros com a Sanlam Seguros, dando assim origem a uma seguradora panafricana (SanlamAllianz Seguros), como se pôde depreender das declarações da directora executiva do ‘novo’ ente empresarial, Delphine Traoré.
A união das respectivas seguradoras (a maior do mundo e a de África) foi oficializada, no dia 27 de Março de 2025, em Luanda, tendo Delphina Traoré dito que no País o novo ente segurador vai operar como SanlamAllianz Angola. “As nossas operações abrangem seguros de vida e seguros gerais”.
As duas seguradoras juntas, avançou, reúnem mais de 200 anos de experiência, servem milhões de africanos, geram perto de 3 mil milhões de euros em activos e empregam mais de 10 mil pessoas em 27 países.
“Somos mais do que um fornecedor de seguros. A SanlamAllianz é um campeão dos indivíduos, PME's, grandes projectos e até do sector informal, oferecendo seguros de vida e de acidentes, gestão de activos, administração de benefícios de saúde e resseguros”, assegurou.
O resseguro, continuou a directora executiva, Delphine Traoré, durante o lançamento da marca, em Luanda, será garantido pela SanlamAllianz RE.
Traoré disse ainda ser objectivo da seguradora fornecer serviços financeiros mais confiáveis de África, orientados pelos quatro valores da instituição (cuidado, inovação, colaboração e integridade), pois são princípios que ancoram as operações em todos os países onde operam, incluindo Angola.
“Ao aproveitarmos a nossa escala combinada, a distribuição alavancada, a expertise partilhada e parcerias estratégicas, incluindo em telecomunicações e bancassurance, iremos aumentar o acesso a serviços financeiros por Angola toda”, prometeu a responsável na nova seguradora.
O anúncio da aliança entre as instituições, segundo Delphina Traoré, ocorreu em Dezembro de 2022. Mas, foi lançada em Setembro de 2023 , após aprovação de 87 reguladores por todo o continente.
“Lançamos oficialmente a SanlamAllianz, combinando as nossas operações em África, excepto a África do Sul, para formar um líder panafricano nos seguros e serviços financeiros”, declarou a directora executiva.