IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Sebastião António traz no seu livro directrizes para uma comunicação mais clara e profunda nas igrejas

Andrade Lino
9/12/2024
1
2
Foto:
Andrade Lino

Livro é resultado de uma análise que o autor acredita ser relevante.

“Comunicação Institucional no Contexto Religioso - Um Novo Elemento no Organograma das Igrejas em Angola” é o título da primeira obra literária do jornalista e docente Sebastião António, que foi lançada na manhã deste último sábado, dia 07, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.

O livro apresenta várias linhas orientadoras para se empreender uma comunicação institucional de facto dentro das instituições religiosas, essas que têm andado muito presas a publicações de anúncios nas redes sociais, visando uma abordagem mais ampla e profunda dos vários assuntos que regem tais organizações.

De acordo com o autor, que traz, dentre outros tópicos, opiniões de como criar os departamentos de comunicação institucional nas igrejas, a obra resulta de uma experiência própria, “associada ao mínimo de capacidade científica” que tem para “ler cenários e tentar juntar os factos”.

Após coordenar a comunicação de uma conferência de extrema importância, que congregava entidades norte-americanas, namibianas e sul-africanas, além de angolanas, Sebastião António conta que, na medida em que foi passando por essa experiência, foi possível identificar lacunas na forma como se faz comunicação nas instituições religiosas. E enquanto investigador viu nisso oportunidade para contribuir socialmente, com foco nas igrejas, podendo transpor o cenário dessas instituições e levá-lo a outras.

“Porque a comunicação institucional tem princípios próprios e os departamentos têm também atribuições próprias, apesar de poderem variar em função das organizações. E o que verificámos ao longo da nossa avaliação é que, nas instituições religiosas, particularmente no caso de Angola, o que se faz é transmitir os cultos online, publicar eventos... e ficaram presas nisso”, asseverou, durante a sua apresentação.

Ao ter a palavra no decorrer da cerimónia, Moisés de Sousa, um dos prefaciadores da obra, expressou que, na sua opinião, trata-se de um livro que tem água e luz, porque no essencial não vai beneficiar só os comunicadores, mas, sobretudo, as igrejas.

“E se forem implementados todos os conselhos plasmados no livro, para além de as igrejas ficarem mais visíveis para o mundo, vão conseguir espelhar ou partilhar toda a beleza do Evangelho, através dos factos que vão trazer como notícia”, declarou o interlocutor.

Sebastião António concluiu então que “Comunicação Institucional no Contexto Religioso” é o resultado de uma análise que acredita ser relevante e espera que, ao se adquirir o livro, o mesmo venha a ser consumido de folha a folha.