3
1
PATROCINADO

Temores de um conflito mais amplo no Médio Oriente elevam Brent para 80 USD

Victória Maviluka
7/10/2024
1
2
Foto:
DR

Brent subiu mais de 8% na semana passada, enquanto o WTI subiu 9,1% devido à possibilidade de Israel atingir a infra-estrutura petrolífera iraniana.

Os preços do petróleo ampliaram os ganhos nesta segunda-feira, 07, com o Brent, que serve de referência às exportações de Angola, a aproximar-se dos 80 dólares por barril, dando continuidade à subida registada na semana passada.

O mercado reage, assim, aos temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio e possível interrupção das exportações da principal região produtora de petróleo.

"O petróleo Brent está de volta para desafiar USD 80, com a actividade no mercado de opções a mostrar um aumento na demanda para proteger o risco de mais ganhos em meio a preocupações sobre uma pequena ou, no pior dos casos, grande interrupção no fornecimento do Oriente Médio", disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank, em nota citada pela Reuters.

O Brent subiu mais de 8% na semana passada, enquanto o WTI subiu 9,1% devido à possibilidade de Israel atingir a infra-estrutura petrolífera iraniana em resposta ao ataque com mísseis do Irã contra Israel a 1 de Outubro.

Foguetes disparados pelo Hezbollah apoiado pelo Irão atingiram a terceira maior cidade de Israel, Haifa. Israel, enquanto isso, parecia pronto para expandir incursões terrestres no Sul do Líbano no primeiro aniversário da guerra que espalhou o conflito pelo Médio Oriente.

Essa disseminação, escreve a agência britânica, aumentou os temores de que os Estados Unidos, o super poderoso aliado de Israel, e o arqui-inimigo Irão, sejam arrastados para uma guerra maior.

A ANZ Research, no entanto, espera que qualquer impacto imediato na oferta seja relativamente pequeno.

A OPEP+ tem capacidade de petróleo excedente suficiente para compensar a interrupção do fornecimento iraniano por parte de Israel, mas enfrentaria dificuldades se o Irão retaliasse atacando instalações de países vizinhos do Golfo, disseram analistas.

Quando o conflito no Oriente Médio começou, há um ano, o Brent estava em 88,15 dólares.