O Uganda foi nomeado o principal destino de investimento de África na Reunião Anual de Investimento (AIM) em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU).
As estatísticas da embaixada do Uganda nos EAU revelam que o país atraiu mais de mil milhões de dólares em Investimento Directo Estrangeiro (IDE) dos EAU nos últimos dois anos.
Por exemplo, os fluxos de IDE no Uganda aumentaram de 1,36 mil milhões de dólares em Abril de 2022 para 1,5 mil milhões de dólares no ano que terminou em Abril de 2023, segundo o seu Ministério das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico (MoFPED, na sigla em inglês).
De acordo com o Banco Mundial (BM), o IDE contribui com mais de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Uganda. Além disso, o credor internacional projecta, também, um crescimento económico daquele país da África Oriental de 5,3% em 2023 para 6,0% em 2024.
Dados do BI dizem que o Uganda implementou várias estratégias para atrair Investimento Directo Estrangeiro, centrando-se, principalmente, na criação de um ambiente de negócios favorável.
Os elementos-chave destas estratégias incluem o estabelecimento de um ambiente com electricidade fiável, infra-estruturas de transporte eficientes, isenções fiscais e conectividade à Internet de alta qualidade, segundo o BI.